Qual é a hora certa de empreender?

756

O novo sempre nos tira um pouco do serio não é?  E durante uma crise econômica gigantesca, precisamos nos mexer e observar onde precisamos melhorar. Existe uma frase que diz o seguinte “na crise enquanto uns choram, outras vendem lenços”, sentiu a magia do negocio? Empreender vai além de lançar um produto no mercado. Requer pesquisa, aprofundamento, conhecer o solo que esta pisando e as possibilidades desse mesmo solo sair novos frutos.

Estou disposto a começar algo novo!

Não apenas começar, mas continuar e arriscar todas as “fichas” possíveis é importante. Muita gente tem ideias incríveis, projetos totalmente inovadores e se perdem no meio do caminho. Possuem o famoso “Fogo de palha”, onde no inicio é bem vermelho e quente, mas logo se apaga e vira cinzas. É na persistência que você encontra o lugar adequado do seu produto ou não (o que também é de extrema importância, saber que o lugar do seu produto é outro).

Tenha metas ( E se quiser, pode dobra-las depois)

Ter metas, fazer planos e construir planilhas são essenciais para arquitetar uma base solida. Só irei atingir a minha meta, se eu construir planos de como atingir, através das planilhas que me passam as informações sobre o meu publico alvo/produtos/concorrências/finanças e etc. Entende como estão todas interligadas? O processo é esse mesmo! Saber o que se quer!

Não seja chefe, seja Líder!

O chefe é autoritário, gosta de comandar pessoas e atribuir ordens, focado apenas no lucro e resultados. O chefe não se preocupa com o bem do coletivo por inteiro, ele enxerga apenas o seu “umbigo” e o lucro que esta sendo gerado. O chefe é aquele que facilmente aponta para as responsabilidades dos outros (Principalmente quando algo não dá certo), mas dificilmente aponta para si próprio e relata seus problemas/dificuldades. O chefe não celebra em conjunto as novas conquistas, quando o objetivo é alcançado age como ele mesmo tivesse executado tudo sozinho.

O líder é seu amigo, aquele que tira motivação para tudo. Que senta ao seu lado e pensa com você em busca de novas soluções. Ele não visa apenas concluir as metas, mas como a equipe irá trabalhar para atingir essa meta. A liderança é algo que vai se adquirindo com o tempo, e não é um acessório que a partir de amanhã irei começar a usar e serei um líder. O líder celebra com a equipe todas as conquistas, usa o termo “nós” em todas as circunstâncias. Líder não usa as pessoas, desenvolve-as.

Quem você é? Um chefe ou um líder?

164903_366528053465717_294954898_n

Inovar não traz só obstáculos

“Quero inovar, irei fazer uma rede social do produto/empresa”. Isso tá longe de ser uma grande inovação. Inovar requer fazer algo novo pra você e das outras empresas, requer criar algo que desperte o interesse e que obtenha o desejo imediato do público alvo. Invente uma nova forma de divulgar, mude as ordens, e mostre que a diferença não é algo negativo. A criatividade é essencial para empreender.

Pés no chão

“Pés no chão” para saber que o inicio, pode não ser tudo aquilo que você sempre sonhou. Vai ter um obstáculo aqui, uma quebra de promessa ali, uma mudança de planos brusca a qualquer momento. Tenha plano B! Tenha em mente todas as consequências de tudo que está sendo envolvido em torno do núcleo principal.

Acredite em sua equipe!

Se você sonhou, pode realizar! Mas nada se realiza sozinho e do dia pra noite. Converse, faça reuniões, arquitete, faça planos, construa parcerias, tenha visão ampla e faça da sua equipe, o diferencial que o mercado precisa.

“Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem”. Coraline e o Mundo Secreto

Deixe uma resposta