Carnaval é uma explosão de brasilidade

“Carnaval”, o novo clipe da Claudia Leitte, foi liberado na última quarta feira (07) na plataforma Tidal e hoje, pleno domingo de carnaval, foi disponibilizado em seu canal VEVO. O clipe, gravado desde 2016, foi “segurado” por tanto tempo para nos surpreender com o resultado final, que foi de pura brasilidade do início ao fim.

A música por si só já é muito forte, tem brasilidade e tem a essência de um verdadeiro carnaval. Pitbull faz participação na música, mas é a voz da Claudia que surpreende, mostrando ser uma cantora completa, de raízes brasileiras e que sabe muito bem o que está fazendo. A produção ficou impecável. Sabe o que eu senti? Uma cantora brasileira que está crescendo, levando a sua energia e talento para outros países e em outros idiomas. Mesmo que eu não soubesse que estava ouvindo uma música de uma cantora da nossa nacionalidade, ao ouvir a música com certeza eu pensaria “Essa cantora é brasileira!”. “Claudia Leitte” poderia ser um sinônimo da palavra “crescimento”, que mostra evolução e discernimento a cada passo que é dado.

Surpreendeu, cresceu e mostrou pra onde estar indo. Claudia é Rocnation, é Universal Music e continua sendo brasileira de verdade! Não está tornando-se uma cantora “americanizada”, ela é a brasileira que está conquistando o mundo por ser quem é. Com ousadia, sabedoria e calma, ela está fazendo o seu jogo para conquistar o mundo. O clipe mostra exatamente isso, o swingue e o talento que é feito pela Claudia e que hoje, está tomando caminhos maiores e ela está sabendo se aventurar muito bem em cima de tudo isso. Sem pressa! Energia, talento e sabedoria são características únicas e poderosas que a cantora possui.

Cantar lá fora não é pra qualquer um, requer estudo, dedicação e muita coragem. Não é só saber falar em inglês e sair cantando, é preciso estudar a cultura, estudar o povo e viver o mais próximo possível de toda essa realidade. A mudança para o novo precisa vir aos poucos e de dentro para fora. Não adianta correr, atropelar o tempo e fingir que sabe a rota… Isso tira o controle, tira a sabedoria e perde o foco. É preciso viver tudo isso! Viver de dentro, sentindo, consumindo, respirando. Para crescer e dar frutos, a árvore precisa deixar as suas raízes crescerem e se firmarem ao solo.

“Carnaval” é uma explosão. Lembra do refrão da música “Extravasa” ao vivo em Copacabana? Lembra da arquibancada do Itaquerão cantando “É meu, é seu, hoje é tudo nosso! Quando eu chamo o mundo inteiro pra jogar, é pra mostrar que eu posso!”?  É essa explosão que acontece! É energia do público, energia da cantora, e uma bagagem de 10 anos de carreira solo registrado em um clipe que extravasa talento e sabedoria. Não são 10 anos de uma simples carreira, são 10 anos compostas por apresentações históricas, como a sua participação na Billboard, tornando-se a primeira brasileira a se apresentar no evento, e também as parcerias mundiais com Rick Martin, Jlo e Pitbull. Golaço!

O clipe, que teve a direção de Darren Craig, começa com a Claudia e Pitbull em um carro, trocando olhares e anunciando que algo maior está por vir, sendo isso o “This is my Carnaval”. Aos poucos outras cenas vão entrando ao decorrer desta festa, entra outros idiomas e novas performances. Uma dessas cenas é em “meia luz” com as cores do Brasil, verde e amarelo, com muito gingado e poder a cantora se joga no clima latino carnavalesco, mostrando muita leveza e sensualidade. A Claudia também aparece em um tipo de jardim, remetendo ao verde e a energia do povo brasileiro, sendo uma das cenas mais preferidas do público.

Nos últimos minutos, Claudia aparece cantando com o seu corpo coberto de glitter e alguns confetes, fazendo desse “carnaval” ainda mais colorido e iluminado. Esse clipe (a música também) é uma sequência de explosões. No final do clipe, vem uma sequência de cortes de todos os momentos passados, mostrando um “Carnaval” colorido, forte e quente.

Esse clipe é brasileiro do início ao fim, e o mais magnífico é que fugiram totalmente do comum para mostrar outras vertentes do nosso Carnaval. Fugiram de qualquer clichê de fazer uma música carnavalesca e mostrar o óbvio, como trio e multidão. O clipe mostrou isso (de forma subtendida) e muito mais, mostrou inovação, clarão, resistência e com certeza, a energia do Carnaval. Repito, é uma sequência de explosões! This is my carnival aye aye aye ha!! O nosso Carnaval é exatamente isso, uma mistura de idiomas, cores, alegrias e ousadias. Divulga muito esse clipe, Claudia! O mundo é de todos aqueles que vão além e você, está fazendo isso com maestria.

Deixe uma resposta